domingo, 10 de maio de 2009

Jogo dos "Simétricos"

Número de participantes: 3 a 4

Regras:

1ª) Reproduzam em cartolina os cartões a seguir conforme o número de vezes que forem indicadas.

2ª) Em grupo, cosntrua uma expressão envolvendo números e letras para organizar a notação dos resultados de cada jogada. Não se esqueçam que é necessário diferenciar todas as possibilidades de pontuação, não só o valor de cada cartão, mas também o número de cartões referentes a esse valor. O sinal encontrado em cada cartão pode ser positivo ou negativo e deve ser considerado no cálculo dos pontos. Depois, junto com os outros grupos, elejam uma única expressão que será usada por toda a classe. Registre no caderno a expressão eleita pela classe.
3ª) Embaralhem os cartões e os distribuam-nos entre os participantes, dando dez cartões para cada um.

4ª) Cada jogador, então, substitui na expressão excolhida pela classe, os valores adequados e calcula seus pontos.

5ª) A seguir, cada participante examina os cartões e confere os cálculos do colega à sua direita.

6ª) Ganha a rodada quem fizer o maior número de pontos (ou o menor, se o grupo combinar assim).


**Obs.: Promova um debate com a classe para que se chegue a uma expressão algébrica completa. Exemplo: 3A - 3B + 4C - 4D + 5C - 5F, onde:
A representa a quantidade de cartões +3 que o aluno recebeu;
B representa a quantidade de cartões -3 que o aluno recebeu;
C de cartões +4, etc..


Fonte: GRASSESCHI, Maria Cecília C. PROMAT: projeto oficina de matemática. Maria Cecília C. Grasseschi, Maria Capucho Andretta, Aparecida Borges dos Santos Silva. São Paulo: FTD, 2002.

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