sábado, 16 de maio de 2009

Adição

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Simetria

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Coletivos

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sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sólidos Geométricos

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Cubo


Prisma Pentagonal
 

Octaedro Regular

Cilindro

Prisma Hexagonal

Prisma Triangular

Prisma Quadrangular

Pirâmide Triangular

Pirâmide Pentagonal

Pirâmide Hexagonal

Pirâmide Quadrangular

Cone

Dodecaedro

Icosaedro

Filmes que abordam temas relacionados a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais


Gilbert Grape - Deficiência Mental

Gilbert Grape - Deficiência Mental
Meu Pé Esquerdo - Paralisia Cerebral
Iam Sam - Deficiencia Mental
O Oitavo Dia - Síndrome de Down
Simples Como Amar - Problemas Mentais
Mentes que Brilham - Criança Super Dotada
Benny & Joon - Problemas Mentais
O Enigma de Kaspar Hauser - Problemas Mentais
A Maçã - Problemas Mentais
De Porta em Porta - Problemas Mentais
Molly Experimentando a Vida - Autismo
Gaby Uma História Real - Paralisia Geral
As Chaves de Casa - Deficiências Psicológicas
Os Dois Mundos de Charly - Problemas Mentais
Quem Falará Por Jonathan - Síndrome de Down
Rain Man - Autismo
Uma Viagem Inesperada - Autismo
Meu Filho Meu mundo - Autismo
Testemunha do Silêncio - Autismo
Gideon Um Anjo em Nossas Vidas - Problemas Mentais
O Poder da Emoção - Problemas Mentais
Código Para o Inferno - Autismo
Do Luto a Luta - Documentário Síndrome de Down
Ratos e Homens - Problemas Mentais
Um Amor Muito Especial - Problemas Mentais
O Prisioneiro do Silêncio - Autismo
A Sombra do Piano - Autismo
1942 - A Caminho do Paraíso
Adoravel Professor
O Gênio do Videogame
O Inocente
O Milagre de Anne Sullivan

Filmes que abordam tema Autismo




Fonte: Autismo-BR

Caça-Palavras

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Decoração - Festa Junina

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quarta-feira, 13 de maio de 2009

Abolição da Escravatura

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domingo, 10 de maio de 2009

Jogo do Alvo - Variação 1

Conteúdo: Monômios, Operações com Monômios

>> Retome o Jogo do Alvo e jogue 12 feijões em cada jogada, num total de 5 rodadas.
a) Em cada rodada, anote, na forma de monômio, o resultado apenas da quantidade de feijões que caiu na faixa vermelha.
b) Escreva o monômio que representa o total dessas cinco rodadas.


>>> Continue a jogar no alvo 12 feijões em uma série de 5 rodadas, anotando o resultado apenas da faixa vermelha.
a) Registre os resultados, considerando pontuação negativa nas 3ª e 5ª rodadas.
b) Escreva um monômio que represente o resultado dessas 5 rodadas.


Fonte: GRASSESCHI, Maria Cecília C. PROMAT: projeto oficina de matemática. Maria Cecília C. Grasseschi, Maria Capucho Andretta, Aparecida Borges dos Santos Silva. São Paulo: FTD, 2002.

Jogo dos "Simétricos"

Número de participantes: 3 a 4

Regras:

1ª) Reproduzam em cartolina os cartões a seguir conforme o número de vezes que forem indicadas.

2ª) Em grupo, cosntrua uma expressão envolvendo números e letras para organizar a notação dos resultados de cada jogada. Não se esqueçam que é necessário diferenciar todas as possibilidades de pontuação, não só o valor de cada cartão, mas também o número de cartões referentes a esse valor. O sinal encontrado em cada cartão pode ser positivo ou negativo e deve ser considerado no cálculo dos pontos. Depois, junto com os outros grupos, elejam uma única expressão que será usada por toda a classe. Registre no caderno a expressão eleita pela classe.
3ª) Embaralhem os cartões e os distribuam-nos entre os participantes, dando dez cartões para cada um.

4ª) Cada jogador, então, substitui na expressão excolhida pela classe, os valores adequados e calcula seus pontos.

5ª) A seguir, cada participante examina os cartões e confere os cálculos do colega à sua direita.

6ª) Ganha a rodada quem fizer o maior número de pontos (ou o menor, se o grupo combinar assim).


**Obs.: Promova um debate com a classe para que se chegue a uma expressão algébrica completa. Exemplo: 3A - 3B + 4C - 4D + 5C - 5F, onde:
A representa a quantidade de cartões +3 que o aluno recebeu;
B representa a quantidade de cartões -3 que o aluno recebeu;
C de cartões +4, etc..


Fonte: GRASSESCHI, Maria Cecília C. PROMAT: projeto oficina de matemática. Maria Cecília C. Grasseschi, Maria Capucho Andretta, Aparecida Borges dos Santos Silva. São Paulo: FTD, 2002.

Construção do alvo

Inicialmente decalque quatro vezes a figura. 
*Raio do círculo 15 cm



Cole-as numa cartolina ou papelão resistente para servir de base. Pinte o alvo com as cores indicadas.


Para fazer a faixa lateral, trace uma faixa na cartolina com as medidas indicadas no esquema. Corte o contorno, dobre a aba e picote-a como indicado. Cole as extremidades da faixa lateral e, em seguida, fixe-a ao redor do alvo.


Veja como o seu alvo vai ficar depois de pronto.



Fonte: GRASSESCHI, Maria Cecília C. PROMAT: projeto oficina de matemática. Maria Cecília C. Grasseschi, Maria Capucho Andretta, Aparecida Borges dos Santos Silva. São Paulo: FTD, 2002.

Jogo do Alvo


Conteúdo: expressão algébrica, monômios, polinômios, valor numérico.

Número de participantes: 3 a 5

Material: alvo, grãos de milho ou feijão
*construção do alvo aqui

Regras:
1ª) Cada aluno, na sua vez, joga 12 feijões no alvo. O jogador deve anotar cuidadosamente quantos feijões caíram em cada faixa, associando a quantidade de feijões com a cor da faixa. Em seguida, escreve uma adição para registrar esse fato e confere se o total de feijões anotado coincide com a quantidade de feijões jogada. Os jogadores devem jogar cinco rodadas, sempre fazendo anotações.
Ex.:
1 na faixa preta
3 na faixa rosa
5 na cinza
0 na vermelha
3 na amarela

2ª) Para simplificar a notação, é conveniente escolher uma única letra para representar cada cor e reescrever os resultados obtidos nas cinco rodadas, organizando-os como no exemplo abaixo. A utilização desse código facilita o registro
Exemplo de ficha para colocar os resultados obtidos:
1ª Jogada:
2ª Jogada:
3ªJogada:
4ª Jogada:
5ª Jogada:
Total:

**Pode haver divergência na escolha das letras, mas o resultado deve ser parecido com 1P + 3R + 5C + 0V + 3A.

3ª) Para facilitar o cálculo dos pontos, o jogador deve adicionar a quantidade de feijões que caiu em cada cor.

4ª) Ao final das cinco rodadas, cada jogador calcula o total de seus pontos, de acordo com os valores que o professor estipular para as cores.

Obs.: O objetivos das atividades é proporcionar ao aluno um contato inicial com a Álgebra, por meio do trabalho com Monômios e Polinômios. Num primeiro momento, sugerimos que se atribua números inteiros e de pequeno valor (zero ou próximo de zero) às incognitas e que, gradativamente, a dificuldade do cálculo numérico seja aumentada.


Fonte: GRASSESCHI, Maria Cecília C. PROMAT: projeto oficina de matemática. Maria Cecília C. Grasseschi, Maria Capucho Andretta, Aparecida Borges dos Santos Silva. São Paulo: FTD, 2002.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Vogais

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Atividade - Alfabeto

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